Você sabe o que são RPPN's?
31 de janeiro
Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN)
Celebrando essa importante data para o meio ambiente, convidamos o Instituto H&H Fauser (IHHF) para falar sobre a valorização do patrimônio natural da nossa amada Paraibuna. Fique por dentro da ação dessa organização parceira do desenvolvimento sustentável em nossa cidade.
Importância das RPPN's
Constantemente afetado pelas ações humanas, o meio ambiente encontra-se em processo de degradação acelerada. Seja pela queima de combustíveis fósseis, destruição das matas ou mesmo o descarte incorreto de lixo, as consequências decorrentes dessas práticas dizimam a natureza a cada dia um pouco mais.
Felizmente, temos as Reservas Particulares do Patrimônio Natural que reeducam as pessoas na fomentação da educação sustentável e na valorização do campo.
Sediado em Paraibuna-SP, o Instituto H&H Fauser (@institutohhfauser) realiza projetos socioambientais no Vale do Paraíba com o intuito de promover a conservação do patrimônio histórico natural. A organização atua através de ações diretas para a proteção e o manejo de ecossistemas, com programas de capacitação e projetos de formação integral com foco na agricultura e no turismo sustentável para os jovens e profissionais do campo.
Paraibuna faz parte de duas reservas da biosfera, consideradas áreas prioritárias pela UNESCO. Elas acomodam ecossistemas que norteiam projetos de preservação e convivência do homem com a natureza. Por isso, cada fragmento desmatado hoje na Mata Atlântica, patrimônio natural da cidade de Paraibuna, pode ter um impacto gigante nas espécies vegetais e animais.
O grande trabalho do Instituto H&H Fauser é fazer com que as pessoas entendam a necessidade e importância de ter parte dessas áreas privadas protegidas, para que junto com as unidades públicas de conservação, seja criado um grande espaço para a preservação da biodiversidade local.
Curiosidades da nossa região
Você sabia que a nossa região é uma das maiores produtoras de cambuci?
Cambuci é aquela frutinha famosa e exótica que é considerada nativa da Mata Atlântica. Paraibuna, além de realizar ações como a Rota do Cambuci e a utilização de frutas nativas na merenda escolar, conta com diversos produtores desse fruto azedinho. Devido a falta de conhecimento da população sobre suas riquezas, não encontramos frutas nativas com a mesma abundância que as demais frutas exóticas nos estabelecimentos.
Rota do Cambuci
A Rota Gastronômica do Cambuci é um evento que tem como intuito a preservação da Mata Atlântica junto aos pequenos produtores. Além de ser um festival gastronômico que passa por toda a região da Serra do Mar Paulista, também promove a cultura local, comercialização do fruto e, consequentemente, a renda da produção familiar.
Como apoiar o IHHF?
O IHHF funciona através de investimentos, logo, o apoio da comunidade é essencial para que as ações de preservação e capacitação sejam continuadas. Quer contribuir? Mais informações no site oficial https://ihhf.org.br/
Tão bom quanto comer Bananinha Paraibuna é cuidar da natureza! 🍌🌳