5% OFF pagando com PIX ou boleto
31/01/2022

Você sabe o que são RPPN's?

31 de janeiro

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN)

Celebrando essa importante data para o meio ambiente, convidamos o Instituto H&H Fauser (IHHF) para falar sobre a valorização do patrimônio natural da nossa amada Paraibuna. Fique por dentro da ação dessa organização parceira do desenvolvimento sustentável em nossa cidade.

 

Importância das RPPN's

Constantemente afetado pelas ações humanas, o meio ambiente encontra-se em processo de degradação acelerada. Seja pela queima de combustíveis fósseis, destruição das matas ou mesmo o descarte incorreto de lixo, as consequências decorrentes dessas práticas dizimam a natureza a cada dia um pouco mais.

 

Felizmente, temos as Reservas Particulares do Patrimônio Natural que reeducam as pessoas na fomentação da educação sustentável e na valorização do campo.

 

Sediado em Paraibuna-SP, o Instituto H&H Fauser (@institutohhfauser) realiza projetos socioambientais no Vale do Paraíba com o intuito de promover a conservação do patrimônio histórico natural. A organização atua através de ações diretas para a proteção e o manejo de ecossistemas, com programas de capacitação e projetos de formação integral com foco na agricultura e no turismo sustentável para os jovens e profissionais do campo.

 

Paraibuna faz parte de duas reservas da biosfera, consideradas áreas prioritárias pela UNESCO. Elas acomodam ecossistemas que norteiam projetos de preservação e convivência do homem com a natureza. Por isso, cada fragmento desmatado hoje na Mata Atlântica, patrimônio natural da cidade de Paraibuna, pode ter um impacto gigante nas espécies vegetais e animais.

 

O grande trabalho do Instituto H&H Fauser é fazer com que as pessoas entendam a necessidade e importância de ter parte dessas áreas privadas protegidas, para que junto com as unidades públicas de conservação, seja criado um grande espaço para a preservação da biodiversidade local.

 

Curiosidades da nossa região

Você sabia que a nossa região é uma das maiores produtoras de cambuci?

Cambuci é aquela frutinha famosa e exótica que é considerada nativa da Mata Atlântica. Paraibuna, além de realizar ações como a Rota do Cambuci e a utilização de frutas nativas na merenda escolar, conta com diversos produtores desse fruto azedinho. Devido a falta de conhecimento da população sobre suas riquezas, não encontramos frutas nativas com a mesma abundância que as demais frutas exóticas nos estabelecimentos.

 

Rota do Cambuci

A Rota Gastronômica do Cambuci é um evento que tem como intuito a preservação da Mata Atlântica junto aos pequenos produtores. Além de ser um festival gastronômico que passa por toda a região da Serra do Mar Paulista, também promove a cultura local, comercialização do fruto e, consequentemente, a renda da produção familiar.

 

Como apoiar o IHHF?

O IHHF funciona através de investimentos, logo, o apoio da comunidade é essencial para que as ações de preservação e capacitação sejam continuadas. Quer contribuir? Mais informações no site oficial https://ihhf.org.br/

 

Tão bom quanto comer Bananinha Paraibuna é cuidar da natureza! 🍌🌳

Meu Carrinho

Continuar Comprando