Lancheira: dicas para montar um cardápio nutritivo e gostoso

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04 out Lancheira: dicas para montar um cardápio nutritivo e gostoso

Quem tem criança em casa sabe como é difícil conseguir montar, todos os dias, lancheiras saudáveis e variadas para os filhos. A falta de tempo e de criatividade acaba fazendo com que muitos pais optem por lanches industrializados, mas essa não é a melhor escolha.

Precisamos lembrar que a criança come cinco vezes por semana na escola, então a bolacha recheada ou o salgadinho frito – que deveriam ser exceção – acabam entrando de vez na alimentação da criança. Mas fique tranquilo: dá sim para fazer uma lancheira nutritiva e saborosa, com alimentos que vão despertar o interesse – e a fome! – dos pequenos.

Para isso, planejamento e criatividade são essenciais. No supermercado, já adquira produtos que possam entrar no lanchinho da semana inteira. Na hora de montar as lancheiras, é importante combinar os três grupos alimentares para uma alimentação balanceada: construtores (proteínas), reguladores (frutas, verduras e legumes) e energéticos (carboidratos). Cada um desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças e precisam fazer parte da alimentação.

Parece complicado? Então siga nossa indicação de cardápio para cinco dias! Lembre-se de adaptar as quantidades para a idade da criança e embale bem os alimentos, colocando-os de preferência em uma lancheira térmica.

Lancheira 01

  • 1 porção de frutas
  • sanduíche de pão integral com patê de atum
  • água de coco natural

 

Lancheira 02

  • salada de frutas
  • bolo integral caseiro
  • iogurte

 

Lancheira 03

  • Bananinha Paraibuna
  • sanduíche de pão integral com queijo branco
  • suco natural de abacaxi

 

Lancheira 04

  • banana picada com aveia e mel (suficiente apenas para dar um gostinho)
  • bolo integral caseiro
  • suco natural de acerola

 

Lancheira 05

  • Bananinha Paraibuna com Chocolate
  • Biscoito de Polvilho
  • iogurte

Nem sempre a gente consegue escolher apenas alimentos naturais, por isso vez ou outra podemos sim escolher algo industrializado. A principal regra é: leia o rótulo e escolha alimentos que tenham o menor número de ingredientes, com o mínimo de conservantes.

Mas não adianta fazer lancheiras saudáveis e não ter uma alimentação balanceada em casa, ok? Boa parte dos hábitos alimentares das crianças são reflexo do hábito dos adultos. Por isso, dê o exemplo e mostre para seus filhos como comer de maneira saudável é sim muito gostoso.

 

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