Feliz Aniversário, Ziraldo!

bananinha_blog_ziraldo_24_10

24 out Feliz Aniversário, Ziraldo!

A literatura infantil brasileira não seria a mesma sem Ziraldo. Pai do Menino Maluquinho, Turma do Pererê e tantos outros personagens marcantes, Ziraldo marcou a vida de muitos brasileirinhos e brasileirinhas. E hoje comemoramos o seu aniversário!

Nascido em 24 de outubro de 1932, Ziraldo está completando 86 anos. Infelizmente, o cartunista e escritor está internado desde o dia desde o dia 26 de setembro, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Segundo o boletim médico divulgado no dia 15 de outubro, ele apresentou “boa evolução clínica” e, por isso, foi transferido para a unidade semi-intensiva.

Além de escritor, Ziraldo é cartunista, chargista e jornalista. Considerado um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil, o livro “O Menino Maluquinho” teve mais de três milhões de exemplares vendidos, em 116 edições, desde 1980.

 

História e Publicações 

Natural da cidade de Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos anos 50. Trabalhou em diversos jornais e revistas que marcaram época, como: Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, entre outros.

Entre suas publicações mais famosas, estão a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um único autor (A Turma do Pererê), quadrinhos para adultos (como Supermãe e Mineirinho) e o jornal O Pasquim, fundado com outros humoristas no período da Ditadura Militar.

Seu primeiro livro infantil, FLICTS, foi lançado em 1969 e abriu portas para outras obras do gênero. A partir de 1979, ele concentrou-se nos livros infantis e não parou mais. Seus trabalhos foram traduzidos para diversos idiomas e adaptados para vários formatos, como filmes, peças de teatro, videogame e até mesmo uma ópera infantil.

Em uma entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo no final do ano passado, Ziraldo comenta que continua trabalhando como sempre fez e desenhando até de madrugada. “Não é que eu escolha fazer isso não. Se eu parar, eu morro. Não sei fazer outra coisa na vida.” Enquanto isso, nós ficamos aqui na torcida para que ele se recupere logo e volte o quanto antes para sua prancheta e criações. Força Ziraldo!

Loja online Bananinha Paraibuna Chocolate

Sem comentários

Publique um comentário