Dia Mundial do Veganismo

carrot-kale-walnuts-tomatoes

24 nov Dia Mundial do Veganismo

No mês dedicado à pratica do veganismo, entenda mais sobre essa alimentação longe do consumo animal

Em novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, data estabelecida em 1994 por Louise Wallis, presidente da entidade vegana mais antiga do mundo, a The Vegan Society, na Inglaterra. De acordo com Louise, o veganismo é um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração e de crueldade contra os animais, seja para a alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Dentro do veganismo existem alguns grupos com práticas distintas. Porém, o que todo vegano assumido tem em comum é uma alimentação baseada em vegetais, livre de alimentos com origem animal, como carne, laticínios, ovos e até mesmo mel.

A dieta vegana promete equilíbrio alimentar e bem-estar, aproveitando todas as vitaminas e benefícios dos alimentos vegetais. Ao contrário do que muitos pensam, o cardápio vegano proporciona uma variedade criativa e saborosa.

Se tratando de frutas, devido aos seus nutrientes, a banana é um dos alimentos mais consumidos entre o grupo, seja em receitas mais elaboradas ou em itens já produzidos. Dessa forma, por ser 100% natural, sem glúten e sem lactose, a Bananinha Paraibuna é uma dica de lanche indispensável para o dia a dia dos veganos.

Além de passar longe da origem animal, identificar uma alimentação vegana é simples: os ingredientes devem ser 100% vegetais. Na dúvida, entre em contato com a empresa para entender o procedimento da produção.

Seja vegano por apenas um dia

O site oficial da Vegan Society estimula uma pesquisa para qualquer pessoa que esteja interessada em compreender um pouco mais sobre o veganismo. A partir da pergunta “Quer saber quantos animais você poderia salvar se você fosse vegano hoje?”, a plataforma te direciona para uma ferramenta chamada Veganalyser, onde estão organizadas as informações sobre o consumo animal e o seu impacto na sociedade e no meio ambiente.

Outra dica dos veganistas é o projeto Vista-se, onde estão reunidas diversas orientações para os adeptos. Para as pessoas que querem a orientação de um nutricionista na prática da alimentação, é possível encontrar pela plataforma on-line profissionais que tenham conhecimento em nutrição vegetariana em regiões específicas do Brasil. Para encontrar um nutricionista na sua região, acesse: https://vista-se.com.br/nutricao/.

Fonte: www.sejavegano.com.br

Sem comentários

Publique um comentário