Conheça as PANCs e comece já a variar o seu cardápio

PANC

11 abr Conheça as PANCs e comece já a variar o seu cardápio

Já ouviu falar das PANC? O nome é uma sigla para “Plantas Alimentícias Não Convencionais” e faz referência à ervas, flores, verduras, frutas e legumes que podem ser consumidos, mas não fazem parte do repertório alimentar da maioria da população. São alimentos que muitas vezes nascem no nosso quintal, mas que passam despercebidos. Imagine só quantos novos sabores nós estamos perdendo!

O termo PANC foi criado pelo biólogo e professor de Botânica Valdely Kinupp. Ele também é autor do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil”, um guia com foto de diversas espécies de plantas e receitas que podem ser feitas com PANCs.

Vale ressaltar que muito antes do termo existir, esses alimentos já eram consumidos principalmente no ambiente rural. Muitas das plantas que hoje chamamos de PANC fizeram parte da infância de quem morava na roça ou em locais mais afastados. Alguns exemplos são a taioba, a serralha, a beldroega, o picão, o caruru, o ora-pro-nóbis, o peixinho, a azedinha, etc.

Mas atenção: não comece a sair colhendo qualquer matinho por aí! Nem todas as plantas são comestíveis e, das que são, muitas precisam ser cozidas antes de serem consumidas. Para tirar a dúvida, consulte sempre um especialista.

banner blog 02

Sem comentários

Publique um comentário