Como a atividade física melhora a sua saúde

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03 nov Como a atividade física melhora a sua saúde

Quer uma vida mais saudável? Então invista na atividade física! Mas sempre com supervisão de um profissional da área.


Para entender melhor este assunto, conversamos com Henrique Dantas, atleta e educador físico que atualmente está fazendo Doutorado em Reabilitação Esportiva. Ele confirma que a prática de exercícios físicos são de extrema importância para obtenção e manutenção da saúde do corpo e também da mente.

Mas quanto exercício devemos fazer por semana? Isso depende. Henrique explica que a quantidade de horas necessárias tem uma relação direta com a qualidade da prática, a intensidade e o volume de exercício praticado. “Na média, todos deveriam se exercitar mais do que ficam parados. Ou seja: contando que a semana tem sete dias, o ideal seria que todas as pessoas se movimentassem de maneira regular na prática de alguma atividade pelo menos quatro vezes por semana”, explica o educador.

No entanto, vale ressaltar que essa atividade precisa ter o acompanhamento de um profissional. “Segundo dados do Ministérios do Esporte, uma das principais causas do abandono da atividade física são questões relacionadas a algum tipo de lesão, cerca de 12%. O exercício supervisionado por um bom profissional torna-se fundamental para minimizar os riscos de lesões”.

Sobre isso, Henrique comenta também que já viu muitas pessoas tentarem por anos atingir algum objetivo (como emagrecer, por exemplo) mas desanimam após tanto tempo sem sucesso. “Essa frustração ocorre, muitas vezes, por estarem fazendo de maneira errada. Buscar um bom profissional, qualificado, vai sem dúvidas, tornar esse caminho mais curto.”

Sobre alimentação, Henrique explica que depende muito de cada pessoa: “tenho estudado diversas táticas e estratégias nutricionais para melhorar a performance durante a atividade física, e quanto mais estudo, mais vejo que cada pessoa deve ter uma estratégia personalizada por uma nutricionista que levará em conta o objetivo da pessoa e as fases de treino.”

Atividade física é muito mais que emagrecimento. A prática traz benefícios também para a mente, como a liberação de endorfina, serotonina, dopamina, noradrenalina e outras substâncias que causam bem estar, reduzem o estresse e a ansiedade.

“Como treinador há mais de 15 anos, presenciei muitos casos de pessoas que começaram a praticar algum tipo de exercício e no início tinham pouco autocontrole, paciência, autoconhecimento e inteligência emocional. Ao longo da rotina de exercício, os indivíduos foram vivenciando algum tipo de estresse físico, desconforto ou sofrimento momentâneos causado por um treino mais intenso. Além de um corpo mais saudável, essas experiências ajudaram a guiá-los a um estado mental mais tranquilo, com mais autocontrole e inteligência emocional para lidar com as situações de estresse do dia a dia”, finaliza o treinador.

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