Benefícios da atividade física pra a saúde

Benefícioa da atividade física

15 jun Benefícios da atividade física pra a saúde

Correr, dançar, jogar bola, puxar ferro ou praticar yoga: toda atividade física traz benefícios para a nossa saúde, tanto do corpo quanto da mente. Caso você esteja sem tempo, temos uma boa notícia: trinta minutinhos por dia já valem, e eles nem precisam ser seguidos!

Você pode subir as escadas ao invés de usar o elevador, parar o carro um pouquinho mais longe do trabalho ou fazer uma caminhada até a escola. Mesmo esses pequenos momentos ativos já fazem a diferença para a sua saúde. Isso porque é considerada atividade física toda situação em que a pessoa pelo menos dobre o seu gasto de energia.

Ter um dia a dia mais ativo é um grande primeiro passo, mas os benefícios dos esportes e atividades regulares (como a corrida ou yoga) vão além: quando o organismo está se adaptando para o aumento da dificuldade de um exercício, ele libera endorfina, o hormônio do bem estar. É ele que garante aquela sensação deliciosa depois de uma atividade mais prolongada.

Apesar das calorias gastas não ser o fator mais importante para uma boa atividade física, vale lembrar que a cada um minuto caminhando, nós queimamos cinco calorias. Subir um andar pela escada equivale, aproximadamente, a caminhar cinco minutos.

O corpo humano é a única máquina que quanto mais se usa, melhor fica. Temos centenas de músculos, ossos e articulações preparados para entrar em ação. Prova disso é o fato de que quando deixamos de usar um membro por algum tempo – pense em um braço engessado, por exemplo – perdemos de 30 a 40% de massa muscular. Por isso, não economize: tenha sempre uma atividade física na sua rotina!

 

Quantas calorias eu queimo no meu exercício?

Isso varia muito do metabolismo de cada um. Mas para uma pessoa de aproximadamente 70 Kg, essa é a média de calorias queimadas por minuto.

Basquete – 10 kcal/min

Boxe – 11 kcal/min

Caminhada – 5,5 kcal/min

Capoeira – 12 kcal/min

Ciclismo – 6 kcal/min

Corrida – 10 kcal/min

Futebol – 9 kcal/min

Ginástica aeróbica – 6 kcal/min

Ginástica olímpica – 6 kcal/min

Handebol – 10 kcal/min

Hidroginástica – 6 kcal/min

Jiu-jitsu – 12 kcal/min

Musculação – 5 kcal/min

Natação – 9 kcal/min

Tênis – 8 kcal/min

banner blog 02

Sem comentários

Publique um comentário