Amizade e Saúde: Ter mais amigos deixa a gente mais saudável

bananinha_blog_julho_amizade

06 jul Amizade e Saúde: Ter mais amigos deixa a gente mais saudável

Sabia que ter amigos faz bem para a saúde? Pode parecer bobagem, mas ter uma boa companhia para dividir as frustrações e alegrias é extremamente importante para a nossa saúde, física e mental.
A amizade é uma das primeiras formas de relacionamento que temos. Ela nos ajuda a crescer como pessoa e a desenvolver empatia e solidariedade. Apesar da sua grande importância na infância, é na terceira idade que normalmente encontramos os principais efeitos de uma vida com ou sem amigos.
Segundo pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ter imunidade mais baixa, ter noites ruins de sono e sofrem mais com complicações ao longo da vida, como ansiedade e estresse.
Um outro estudo, publicado no “Journal of the American Medical Association”, encontrou uma relação clara entre solidão e uma chance maior de desenvolver Alzheimer.
O papel dos relacionamentos próximos também foi analisado por uma pesquisa desenvolvida na Universidade Carnegie Mellon e publicado no Personality and Social Psychology Review. Os autores fizeram uma meta análise de 148 estudos sobre mortalidade e concluíram que não ter um círculo social forte é comparável a quem fuma 15 cigarros por dia.
Por isso, valorize seus amigos! Chame-os para conversar, fazer um passeio divertido e – é claro! – dividir uma caixa de Bananinha Paraibuna.
banner blog 03
Sem comentários

Publique um comentário