Amendoim: mitos e verdades deste pequeno notável

blog_amendoim

06 set Amendoim: mitos e verdades deste pequeno notável

O amendoim está entre os alimentos mais adorados em diversas culturas pelo mundo afora. E dá o maior orgulho dizer que o Brasil e alguns vizinhos como o Paraguai e a Argentina foram pioneiros no cultivo desta leguminosa cheia de energia e pra lá de saborosa.

Melhor ainda é saber que o amendoim é um parceiraço de quem faz questão de levar uma vida saudável. E pra você ter certeza disso, vamos contar a seguir alguns mitos e verdades sobre ele. Vamos lá?

Amendoim engorda?

MITO: Além de conter antioxidantes  e vitaminas do complexo B, o amendoim é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim e por isso são reconhecidas como gorduras do bem. É um alimento calórico assim como o abacate e o coco, e por ser tão nutritivo, tornou-se uma das fontes de energia preferidas de quem não quer engordar e também dos esportistas. Você só precisa respeitar a boa e velha prática de consumir a quantidade suficiente para o seu corpo funcionar direito. Uma colher de sopa de amendoim por dia é a medida recomendada por muitos nutricionistas.

Amendoim dá espinha?

DEPENDE: Alimentos ricos em gorduras podem aumentar a produção das glândulas sebáceas. Mas isso, por si só, não causa espinhas. A acne ocorre quando um porozinho da pele entope e inflama. E a predisposição para isso acontecer depende das características da pele, que variam de pessoa para pessoa.

Amendoim ajuda a prevenir doenças?

VERDADE: Uma série de pesquisas comprova que os nutrientes presentes no amendoim ajudam a proteger o corpo de doenças do sistema nervoso, diabetes, arteriosclerose e até o câncer. Não que seja um alimento milagroso, mas certamente é um aliado da saúde.

Amendoim deve ser evitado na gravidez?

MITO: Por conter ácido fólico, o amendoim até ajuda na formação do bebê. Portanto, se você é gestante e amanheceu com o desejo de comer amendoim, vá em frente. É claro que esta recomendação não inclui mulheres que, porventura, sejam alérgicas ao amendoim.

Amendoim faz bem para o humor?

VERDADE: Eita coisa boa! O amendoim é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de hormônios responsáveis pelo bem estar.

Muito bem, agora que você já é expert em amendoim, fica o nosso convite pra você experimentar a paçoquinha Paraibuna, feita com a mais pura tradição e 100% natural. É delícia 🙂

 

 

Sem comentários

Publique um comentário